Câmara de Osasco retoma sessões nesta terça-feira, 5 de fevereiro
- alternativanews2
- 4 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Primeira sessão do ano terá presença de Rogério Lins
A Câmara Municipal de Osasco realiza a primeira sessão ordinária de 2019 na tarde desta terça-feira, 5 de fevereiro, quando serão discutidos assuntos de interesse da população, com a participação dos vereadores e do Prefeito Rogério Lins (PODE).
A presença do prefeito na retomada das sessões legislativas é uma tradição em Osasco e serve para que os representantes dos poderes Executivo e Legislativo possam conversar sobre o trabalho e os projetos que serão debatidos e votados ao longo do ano.
A sessão desta terça também será marcada como a primeira sob o comando da nova Mesa Diretora, eleita para o biênio 2019-2020 e que tem como Presidente o Vereador Ribamar Silva (PRP).
Em recente coletiva de imprensa, o Vereador Ribamar explicou que quer iniciar todas as sessões ordinárias pontualmente às 15 horas, conforme prevê o Regimento Interno da Casa.
A pauta com as matérias a serem discutidas na sessão já está disponível e pode ser acessada no site da Câmara Municipal.
Segundo Ribamar, o primeiro ato da nova Mesa Diretora na primeira sessão do ano será dar início a um trabalho de limpeza de pauta, por meio de uma força tarefa para que todas as sessões ordinárias tenham a Ordem do Dia.
A Ordem do Dia é a fase da sessão ordinária em que acontece a apreciação e deliberação de vetos, projetos, pareceres, recursos e contas públicas.
Dentre os projetos pautados, um dos destaques é o Projeto de Lei nº 142/2018, de autoria da Prefeitura Municipal de Osasco, que Institui a Lei Lucas Begalli Zamora. A proposta já foi aprovada em primeira discussão no ano passado, mas ainda precisa passar por outra votação antes de seguir para a sanção do Prefeito.
A propositura prevê que todas as escolas públicas de ensino básico sejam obrigadas a realizar cursos de capacitação de primeiros socorros. O objetivo é evitar acidentes como o que matou Lucas Begalli Zamora, em setembro de 2017, após engasgar com um pedaço de salsicha, em uma escola na cidade de Campinas (SP).
A Lei Lucas já foi sancionada em pelo menos 21 municípios do Brasil por iniciativa da mãe e da tia de Lucas, que já apresentaram o projeto em mais de 400 cidades, com o intuito de prevenir acidentes como o ocorrido com o garoto.
As sessões ordinárias são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Osasco, nos canais digitais 7 da Net e 3 Digital da Megabit Telecom (Antiga Cabonnet). Também é possível acompanhar pelo site www.osasco.sp.leg.br ou pela página da Câmara no Facebook.
Comentários