top of page

Câmara reconhece atuação do Templo de Umbanda Ogum Beira Mar

  • Foto do escritor: alternativanews2
    alternativanews2
  • 25 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Gratidão. Essa foi a palavra que marcou a Sessão Solene para concessão de Placa Comemorativa ao Templo de Umbanda Ogum Beira Mar, realizada na noite do dia 24 de setembro. Após anos de perseguição no passado, a instituição umbandista teve o trabalho reconhecido pelo Legislativo.

O reconhecimento do Legislativo acontece no ano em que o Templo completa 30 anos de atividades em Osasco. “Tenho certeza que todos os nossos filhos estão orgulhosos por terem feito parte dessa família. Nossos pais eram perseguidos pela polícia e pelos políticos, e hoje estamos sendo reconhecidos”, disse o profissional de Relações Públicas da entidade, Leandro Ferreira de Oliveira, o Pai Pequeno.

O reconhecimento também foi comemorado pelo representante da União Umbandista da Zona Oeste da Grande São Paulo, Cláudio Franco de Lima, que enfatizou o triunfo sobre o longo período de perseguição. “Há muitos anos, a gente sempre foi massacrado. Graças a Deus, estamos sendo reconhecidos”, comemorou.

A HOMENAGEM

A homenagem teve como proponente o Vereador Pelé da Cândida (PSC), por meio do Decreto Legislativo 40/2018, aprovado pelos demais vereadores, por unanimidade.

O vereador enalteceu o trabalho da entidade, que não se restringe apenas à área religiosa de matriz africana, mas contempla aspectos culturais e um forte trabalho social.

“Parabenizamos o Templo de Umbanda Ogum Beira Mar pelos seus 30 anos de atividade como instituição religiosa de matriz africana, cultural e comunitária”, ressaltou Pelé, que também fez questão de ressaltar a perseguição sofrida pelos umbandistas no passado. “Hoje fazemos uma homenagem numa Casa de Leis para pessoas que antes eram perseguidas. Mas a situação mudou, porque hoje a cultura é diferente”.

Conhecido como Pai Cícero de Ogum, o fundador José Cícero de Oliveira recebeu a placa em nome da entidade e falou da satisfação de ter o Templo reconhecido pelos vereadores. O babalorixá finalizou o discurso pregando a união entre todos os credos. “Só tenho a agradecer ao nosso pai supremo, para que a nossa religião seja cada vez mais bem vista, porque Deus é um só”.

Os vereadores Tinha Di Ferreira (PTB) e De Paula (PSDB) também participaram da homenagem e ressaltaram a importância do trabalho promovido no Município de Osasco.

O Templo Ogum Beira Mar foi fundado no dia 2 de maio de 1988 e, há 17 anos, promove em Osasco a Festa de Cosme e Damião, que conta com maciça participação popular. Na edição deste ano, foi registrada a presença de mais de 2.000 pessoas.

A Placa Comemorativa é uma honraria criada em 2010 e homenageia associações, fundações, entidades e instituições que prestam relevantes serviços à comunidade osaasquense e enaltecem o nome do Município. Cada vereador tem direito a propor a concessão de duas Placas Comemorativas por ano.

 
 
 

Comments


11992877573

©2018 by Jornal Alternativa News. Proudly created with Wix.com

bottom of page