Diretor da Maternidade Amador Aguiar recebe título de cidadão osasquense
- alternativanews2
- 31 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Egídio Malagoli Neto foi agraciado com a honraria na terça, dia 29/10
Osasco (SP) - O plenário Tiradentes da Câmara Municipal de Osasco recebeu uma emocionante homenagem na terça-feira, 29 de outubro, quando o médico Eugênio Malagoli Neto, Diretor da Maternidade Amador Aguiar, recebeu o título de Cidadão osasquense.
Radicado na cidade desde 1989, Malagoli trabalhou em diversas instâncias do Poder Público de Osasco na área da Saúde, atualmente dirige a maior Maternidade do Município. Por seus quase 30 anos de serviços prestados à cidade, ele recebeu o título de cidadão de Osasco por conta do Decreto Legislativo 32/2019, de autoria do vereador De Paula (PSDB), que secretariou os trabalhos.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Ralfi Silva (PODE) e contou com as presenças dos parlamentares Toniolo (PCdoB), Ricardo Silva (PATRI), Tinha Di Ferreira (PTB), do vereador Zé Amiguinho, de Carapicuíba (PDT) e da Secretária-adjunta de Saúde, Suzete Franco. A esposa, a filha, a sogra e o genro de Malagoli também compareceram ao evento.
No início dos trabalhos, o vereador Toniolo ressaltou a importância da honraria, pois cada vereador só pode oferecer uma homenagem dessa a cada ano. “Se o De Paula não tivesse homenageado o doutor Eugênio, certamente eu teria proposto esse decreto”. A fala foi endossada pelo vereador Ralfi.
Toniolo também ressaltou o trabalho desenvolvido por Malagoli na Maternidade. “São realizados 4.900 partos por ano no Amador Aguiar – isso corresponde a 70% dos nascimentos na cidade. E 3 mil desses nascimentos são de parto normal, um alto índice, o que ajuda a preservar a saúde das mães e desses bebês”.
Já o vereador Ralfi Silva ressaltou que Osasco dá o título de cidadão a uma pessoa responsável pelo nascimento de pelo menos 10 mil osasquenses. A fala foi ressaltada pela Secretária adjunta de Saúde, Suzete Franco. “O doutor Eugênio já recebeu tantos bebês nos braços, é justo que ele seja recebido nos braços por essa Casa Legislativa”.
O proponente da homenagem, vereador De Paula, afirmou ser uma grande alegria poder homenagear o doutor Eugênio. De Paula justificou a escolha do médico pelo trabalho em favor de Osasco. "Quero agradecer, do fundo do meu coração, por eu ter a oportunidade de conceder esse título, do qual é merecedor. O senhor está colhendo o que plantou ao longo de 30 anos aqui na nossa cidade".
Mas o momento mais emocionante da solenidade aconteceu no discurso de Isabella Malagoli, também médica e filha do homenageado. “Gostaria de parabenizar você, pai, pela promoção da saúde em Osasco. Apesar das dificuldades que enfrentamos, sua jornada é linda. Falo com facilidade de você, pois você é um grande pai, amigo e médico”.
Zé Amiguinho, vereador da cidade vizinha de Carapicuíba, ressaltou a competência de Malagoli para além do centro cirúrgico. “Qualquer cidade o queria como gestor, logo será Carapicuíba quem irá oferecer ao doutor Eugênio o título de cidadão honorário”.
O último a falar na tribuna foi justamente o homenageado: “Fica difícil falar algo depois de tantos elogios, sempre fui bem recebido aqui. Hoje, temos 550 partos/mês, implantamos um programa de residência médica e queremos que nossos médicos tenham formação interdisciplinar, de modo a melhorar o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos”, finalizou.
Comments