Presidente da CIPA faz balanço positivo da SIPAT 2018
- alternativanews2
- 10 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Próximo passo é reivindicar criação de equipe de brigadistas a partir de 2019
O Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Câmara Municipal de Osasco, Maciel Rigueto, analisou positivamente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho (SIPAT), direcionado aos servidores da Casa.
Realizada entre 26 e 30 de novembro passado, a SIPAT 2018 foi a primeira da atual gestão administrativa. A segunda aconteceu em 2015. “O balanço é positivo porque pudemos levar às pessoas um pouco do trabalho da CIPA, da importância de cada um se preocupar com o quesito segurança”, afirmou o presidente da CIPA.
Rigueto deverá permanecer à frente da CIPA até 2020, e espera buscar apoio para melhorar as condições de segurança, com a ampliação do trabalho e a criação de uma equipe de brigadistas na Casa. “É de fundamental importância que tenhamos pessoas treinadas que saibam o que fazer numa situação efetiva de incêndio, por exemplo. Então, o meu primeiro passo vai ser tentar uma conversa com o novo presidente da Casa para levar para ele a importância que esse assunto segurança tem que ter na Casa”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO - As principais atividades realizadas durante a SIPAT foram aulas de ginástica laboral, orientações sobre ergonomia e simulação de evacuação do prédio da Câmara. O público recebeu informações como se posicionar de forma correta ao sentar na cadeira, como andar de modo adequado e até mesmo sobre como se portar diante de situações de perigo.
As educadoras físicas Rosa Maria Neri e Maria Fernandes Marcorini, da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer, foram responsáveis pelas aulas de ginástica laboral a mais de 200 servidores da Casa.
As profissionais explicaram sobre a importância de atividades físicas para garantir qualidade de vida, bem-estar e prevenir doenças e dores nas pessoas.
“O importante é fazer aquela atividade que você gosta e dar continuidade”, diz Rosa Maria. A educadora física também defendeu a substituição do elevador pela escada e percorrer pequenas e médias distâncias a pé, ao invés do carro ou ônibus.
Para Maria Fernandes Macorini praticar atividades físicas como o alongamento por pelo menos 10 minutos ao dia já faz uma grande diferença na vida das pessoas. ”Você vai ter um dia muito mais tranquilo, se prevenindo de dores, enfim, de se machucar, tropeçar e cair”, explica.
O técnico em Segurança do Trabalho, Luís Carlos Gomes, passou orientações aos servidores da Câmara sobre ergonomia, postura e uso adequado dos equipamentos do trabalho. Segundo ele, essas ações podem ajudar a reduzir os acidentes de trabalho e a evitar doenças ocupacionais como a LER – Lesão por Esforços Repetitivos.
Dentro da SIPAT o evento Novembro Azul contribuiu para a disseminação de informações sobre saúde, com especialistas abordando a prevenção e o enfrentamento ao câncer de próstata.
コメント