Prestação de serviços da Enel é debatida em audiência pública
- alternativanews2
- 18 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

Vereadores, autoridades e munícipes apresentam suas demandas e tiram dúvidas
Osasco (SP) - Na noite do dia 11 de junho, a Câmara Municipal de Osasco realizou uma audiência pública para discutir a prestação de serviços da Enel (antiga AES – Eletropaulo) no Município. O Encontro, realizado pela Comissão de Obras e Administração Pública, foi presidido pelo Vereador De Paula (PSDB) e contou com a participação dos representantes da Enel, Marcos Augusto Mesquita (Diretor de Relações Institucionais); Danieli de Andrade Mohacsi (Gestora de clientes públicos); Nadja Regina de Souza (Coordenadora de clientes públicos) e de Marcelo Silva (Secretário Municipal de Meio Ambiente), além dos vereadores Ana Paula Rossi (PR) e Jair Assaf (PROS), que compuseram a Mesa.
“Nossa área de concessão abrange 24 municípios daquilo que se chama de ‘Grande São Paulo’. Esta é, com certeza, a parte mais populosa e exigente, o que nos obriga, como empresa, a buscar a melhor prestação de serviços”, afirmou Mesquita, no início da audiência.
E continuou: “Estamos desenvolvendo para o Brasil meios alternativos de geração de energia. A produção de energia eólica, por exemplo, hoje já está em 9%. É ambientalmente adequada e utiliza áreas no Brasil submetidas a uma pobreza extrema. No entanto, ainda é mais cara. Assim como a solar. Energia elétrica é um bem caríssimo e escasso em qualquer lugar do mundo. Estamos nos esforçando para divulgar, o máximo possível, hábitos para redução do consumo. Senão nunca sairemos desta matriz apertada e cara.”
Logo depois, foram apresentados os planos da Enel para distribuição de energia em Osasco, cuja região concentra a maior quantidade de clientes por km quadrado no Brasil. Foram tratados assuntos como investimentos, segurança energética, tendências de consumo, novas tecnologias, inovação e tributos cobrados ao consumidor. “Se não investirmos, é certo que a qualidade do nosso serviço cai”, concluiu.
Os vereadores Alex Sá (PDT), Batista Comunidade (Avante), Dra. Régia (PDT), Lúcia da Saúde (DC), Pelé da Cândida (PSC), Ralfi Silva (Podemos), Jair Assaf (PROS) e Toniolo (PCdoB) questionaram sobre a poda de árvores; uso irregular de energia (gatos) em vários pontos da cidade e suas implicações para o consumidor; conservação dos fios nos poste; transparência nas decisões tomadas; resíduos deixados pela Distribuidora; tarifas diferenciadas para públicos especiais e horários mais adequados para desligamentos e manutenções (fora de dias úteis e horários comerciais).
A poda de árvores e a segurança dos transeuntes em vias públicas foi a principal demanda dos parlamentares durante a audiência. Outros assuntos como modernização da estrutura e serviços prestados no Município; agilidade no atendimento às demandas; possibilidade de apagões; fiação subterrânea; estorno de quantias em caso de falta de energia elétrica e preservação do meio ambiente foram levantados pelos presentes.
Marcelo Silva, Secretário do Meio Ambiente de Osasco, ressaltou que, há muito tempo era necessário um debate desta natureza e cobrou mais contundência e pragmatismo na relação da Enel com as necessidades do Município.
Em resposta aos questionamentos, Mesquita admitiu que a Enel está atrasada no atendimento às podas em todas as áreas de concessão e esclareceu que, isso se deve ao período de chuvas anuais, que representam um grande risco ao profissional que realiza a poda.
“As árvores foram plantadas pensando-se na sombra e não na interferência com a rede aérea. No entanto, vemos o transtorno que isso causa. Precisamos começar por lugares onde haja um adensamento maior. Estamos nos preparando para ter toda nossa área de concessão georreferenciada, de maneira que consigamos perceber onde estão as árvores e de que tipo são.”
Quanto à rede subterrânea de fios, o Diretor destacou que há uma necessidade de investimentos prudentes, ou seja, que só podem ser realizados em regiões específicas, uma vez que as tarifas cobradas ao consumidor final podem aumentar de maneira expressiva.
Ao final, Mesquita agradeceu a oportunidade de participar do evento: “Temos prazer em poder ouvir críticas e, mais adiante, elogios. Estamos sempre à disposição.”
Devido ao tempo esgotado, o Vereador De Paula (PSDB) solicitou ao Diretor que todas as perguntas feitas fossem respondidas individualmente, de forma e em momento oportunos.
Comentários