Projeto proíbe canudos e embalagens de plástico no comércio de Osasco
- alternativanews2
- 10 de dez. de 2018
- 1 min de leitura

Proposta aprovada em primeira votação pela Câmara permite somente materiais biodegradáveis para acondicionar mercadorias
A Câmara Municipal de Osasco aprovou na quinta-feira passada, dia 6 de dezembro, em primeira discussão, o Projeto de Lei 95/2018, que proíbe o uso de canudos, sacos de lixo e embalagens plásticas comuns no Município. O texto determina que os comerciantes locais só poderão utilizar materiais biodegradáveis para o acondicionamento das mercadorias.
O autor da proposta é o Vereador Pelé da Cândida (PSC), para quem a promoção de um meio ambiente sustentável é essencial para garantir a sobrevivência das gerações futuras. “O plástico, matéria-prima tão importante na vida de todos, é causador de muitos transtornos na natureza, além de gerar custos elevados na coleta e tratamento do lixo”, argumenta o parlamentar na justificativa da propositura.
O projeto aprovado pelos vereadores prevê um período de dois anos para que os estabelecimentos se adequem à nova lei. Há previsão de multa, mas não é estipulado o valor da sanção, deixando essa tarefa a cargo da Prefeitura.
Uma lei semelhante do município de Rio Claro (SP), aprovada em 2009, havia sido declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal reverteu a decisão, criando jurisprudência favorável aos municípios que desejem tornar obrigatório o uso de plásticos biodegradáveis em seu território.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a propositura ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para o Prefeito, que pode sancioná-la ou vetá-la. Só após a sanção do Executivo a proposta se torna lei.
コメント